Reserva OnLine

Dicas

Conheça algumas atrações turísticas da cidade de Pindamonhangaba:

RESERVA ECOLÓGICA DO TRABIJU

A “Reserva Ecológica Municipal do Trabiju” é um dos mais belos redutos ecológicos do Vale do Paraíba. Ao redor de uma bela cachoeira abriga espécies raras da flora : angico-branco, embaúba, guarantã, peroba , jaborandi, palmito, samambaia, etc; da fauna: quati, tatu, macaco, onça, paca, porco do mato, maritaca, periquito, etc.A Lei nº 1627, de 27 de junho de 1979, cria e denomina “Reserva Florestal do Trabiju” , toda a área compreendida pela Fazenda Represa de propriedade do Município, localizada no bairro denominado Trabiju , a cerca de 16 Km do centro de Pinda.

RIO PARAÍBA

É o maior rio que banha nosso município. Formada pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna/SP, atravessa todo o Vale do Paraíba e o Estado do Rio de Janeiro, passando por 170 cidades e deságua no Atlântico , totalizando um curso de 800 Km.Em nosso município percorre 30 Km banhando numerosas fazendas e sítios, encontra a cidade a altura do bosque da Princesa, dando mais encanto a este belo lugar. Já foi um rio muito rico, oferecendo mais de 35 espécies de peixes.

Abastece nossa cidade com 25.000 m3/água pôr dia, que depois de passar por duas lagoas de estabilização, 60% deste volume retorna ao Paraíba, apenas sete cidades possuem tratamento de esgoto, Pindamonhangaba é uma delas.

PARQUE “REINO DAS ÁGUAS CLARAS”

Natureza, paisagem, ar puro, águas límpidas de um rio, natação e, além disso, folclore e cultura – é o Reino das Águas Claras.Aproveitando um trecho calmo do rio Piracuama, nos contra fortes da Serra da Mantiqueira, à margem da Rodovia que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão, a Estrada de Ferro Campos do Jordão criou em 1970 o Parque “Reino das Águas Claras”.

O rio Piracuama, cujo significado indígena quer dizer Cova de Peixes, desconhece praticamente a poluição. É formado por riachos de águas frias e cristalinas oriundas das vertentes da Mantiqueira. Ao atingirem a planície do Vale do Paraíba, reúnem-se para formar o rio Piracuama, pedregoso e barulhento. Alguns quilômetros antes de lançar seu caudal no rio Paraíba, o Piracuama invade a área de domínio da ferrovia para compor uma paisagem extremamente agradável.

Maiores Informações: http://www.pindavale.com.br

ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO

Idealizada no início do século pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, sua construção visava o acesso a então pequena vila de Campos do Jordão, para aproveitamento do clima na cura de doenças respiratórias.

Construídas em 1912, teve seus primeiros carros movido a vapor, posteriormente a gasolina. Em 1924 foi eletrificada pela “The English Electric Co.”.

Cumpriu por vários anos os objetivos que motivaram a sua construção. Em 1970, com incremento do turismo, considerando suas características e a beleza natural do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, adentrou confiante pelo novo campo.

A natureza e os equipamentos de lazer instalados ao longo da ferrovia e no terminal de Capivari, em Campos do Jordão, tornam a viagem mais completa e aprazível.

Maiores Informações: http://www.efcj.com.br

NOVA GOKULA

Comunidade Rural do Movimento Hare – Krisna

Faz parte da área de proteção ambiental da Serra da Mantiqueira, onde seus habitantes vivem em torno de um ideal espiritual cujo centro é Krisna, Deus.

Na busca de soluções efetivas para crises emocionais e sociais, NOVA GOKULA é modelo de uma sociedade ideal, vivendo das riquezas que a natureza oferece.

Conheça a fazenda Hare Krishna em Pindamonhangaba.

Maiores Informações: http://www.novagokula.com.br